Somos bombardeados com a cultura do “faça mais”, do “seja produtivo”, do “acordei às 5 da manhã”, e ao seguir essas dicas, cegamente acreditamos que isso se traduzirá em um dia extremamente produtivo, sucesso no trabalho, nos negócios e na vida.
Será mesmo?
Produtividade segundo o dicionário: Medida do volume de trabalho realizado em um determinado período de tempo.
Sob essa perspectiva, podemos concluir então, que produtividade está relacionada ao volume de coisas feitas, sem se importar com a intenção e qualidade do que foi feito. Como por exemplo: Quantidade de reuniões, e-mails respondidos, linhas de código desenvolvidas, palavras digitadas, fotos tiradas. Certo?
Essa medida de volume de trabalho pode fazer mais sentido em uma fábrica, onde o volume de bens produzidos é um indicador importante. Termo utilizado bastante na Revolução Industrial, se você embalasse 10 caixas por hora, em 8 horas embalaria 80 caixas. Esse era o resultado da sua produção, e então, se um dia você produzir 70 caixas, você não foi produtivo o suficiente.
Tempos Modernos
Porém, nos tempos atuais, o significado de produtividade mudou bastante. Apesar de ainda ligarmos o conceito ao pé da letra, empregado na Revolução Industrial, o significado que faz mais sentido não está alinhado com o volume e velocidade de trabalho ou atividades que você faz em um dia, ainda mais se sua ocupação e cargo envolvem trabalho intelectual, onde a produção não está relacionada ao volume, mas ao valor que você gera, aplicando seu conhecimento técnico e habilidades desenvolvidas ao longo do tempo na geração desse valor.
Se você é um desenvolvedor de sistemas, uma linha de código pode corrigir um problema enorme que estava travando as transações de pagamento da empresa causando prejuízo. Ou você é um escritor e escreve apenas uma frase que transforma a vida de várias pessoas, alterando como pensam sobre um determinado assunto. Mesmo que em termos de volume não signifique nada grandioso, o simples código ou a simples frase trouxe um valor absurdo para o contexto em que foram criados.
No entanto, o contrário também pode acontecer. Você pode escrever um código de 10 páginas para seu site, que não muda e nem melhora a conversão de vendas, ou dois capítulos inteiros de um livro que não fazem sentido algum. Em termos de volume, significam horas e horas de trabalho e de coisas feitas, porém para o contexto que foram criados, não trouxeram valor nenhum.
Novo conceito
Eu gosto de ligar produtividade com realizar com qualidade o que eu propositalmente e intencionalmente EU decidi fazer naquele determinado tempo. Podemos então criar um novo conceito para produtividade:
“Fazer as coisas certas, pelo motivo certo, no tempo certo, com as pessoas certas, do jeito certo e no lugar certo.”
Não existe uma receita pronta para um dia ou uma vida produtiva e de sucesso, não existem passos definidos que você vai seguir e aplicar para ter resultado direto, como acordar às 5 da manhã, meditar, tomar chá verde, correr uma maratona e fazer yoga, nada disso faz sentido e traz valor para seu dia e vida, se não está ligado a sua intenção e objetivo.
Começando pelo básico
Entender que acordar dentro de um horário em que a maioria das pessoas com quem você convive, negocia e trabalha, já vai te trazer uma chance maior de produtividade e oportunidades. Alinhar seus horários com essas pessoas contribui para a harmonização de atividades e agendas, e você realizará mais coisas que eventualmente necessite dessas outras pessoas.
Mas você precisa entender o que funciona para VOCÊ.
Etapa da Identificação:
Nesse mundo caótico, não temos o hábito de refletir em qual rumo nossas vidas estão seguindo. É importante termos esse momento de reflexão, identificação das áreas que necessitam atenção especial, alinhando com seus valores e identidade.
Pense em uma coisa apenas da sua lista de desejos. Olhe daqui a 6 meses para o seu “EU” do futuro. Como ele está se sentindo? Como está navegando durante os dias? Ele está feliz com o progresso? Quais áreas da vida ele não se preocupa mais?
Desejos como aprender uma nova língua para aplicar para vagas em outros países, aprender uma habilidade técnica nova para mudar o rumo da sua carreira, aperfeiçoar habilidades existentes para pedir aquela promoção, ou perder peso, sentir-se mais forte e saudável, para ter mais energia nos seus dias.
Ao focar em apenas uma área que você deseja progresso, você já será capaz de entender o que um dia, uma semana ou um mês produtivo significa para VOCÊ.
1% de progresso
Uma segunda reflexão será diariamente sentar e decidir antecipadamente e com intenção, qual é a coisa mais importante que você precisa fazer no seu dia, qual é a atividade que se você focar, e ao riscá-la, ao final do dia você terá o sentimento de ter dado mais um pequeno passo na direção de melhoria naquela área que você refletiu. Imagine 1% de progresso que você pode fazer em direção ao seu objetivo.
Valido mencionar que é extremamente importante deixar bem claro o que NÃO fazer, pois esquecemos de criar essas barreiras e deixamos coisas e pessoas entrarem na nossa agenda e atrapalharem nosso progresso.
Qualquer passo que você der na direção que você intencionalmente planejou e decidiu, dia após dia, você estará sendo extremamente produtivo, e digo mais, você estará dia após dia aumentando a possibilidade desse sucesso. E não necessariamente esse sucesso foi resultado de acordar às 5 da manhã, de se privar de sono, de fazer uma rotina matinal maluca cheia de coisas que não agregam nada em sua meta e destino.
Tempo e Energia
Se você intencionalmente não definir como usar seu tempo e sua energia, outras coisas e outras pessoas irão decidir isso para você, você será apenas mais uma peça do jogo, seguindo cegamente comandos dia após dia, meses e anos, e quando você parar para refletir sobre a direção que sua vida está tomando, pode ser tarde demais.